Na fronteira entre Israel e Líbano
Mas, no dia 3 pela manhã, fomos direto pra Rosh ha-Nikra, para curtir o dia lá. Acho que aqui cabe uma história: quando avisei meus pais que viria pra Israel, no início eles ficaram receosos, daí disse pra eles que moraria em Haifa, longe da faixa de Gaza. Daí, meu pai me disse: "Mas é perto do Líbano...", daí eu respondi: "Fica tranquilo, nem vou chegar perto da fronteira...". Pois é, pouco mais de 15 dias depois de chegar, lá estava eu, na fronteira com o Líbano. Mas fiquem tranquilos, é bem seguro. Rosh ha-Nikra é um ponto turístico, bem protegido pelo exército, não é uma fronteira normal.
Na entrada de um dos túneis de Rosh ha-Nikra
Bom, sobre o lugar: A grande pedra, ou morro, foi escavada pelas águas do mar, criando grutas, lindas, com água azul, e fendas. Para conhecer as grutas, é necessário pegar um cable car, e descer até o nível do mar. Nesta mesma rocha foram escavados 3 túneis em 1942, pelos Ingleses, que queriam criar a linha férrea Jerusalém - Beirute - Turquia - Europa. Destes 3 túneis, um fica em Israel, um no Líbano, e o do meio pertence parte a Israel, parte ao Líbano. Foi este túnel intermediário que foi explodido pelos rebeldes em 1948, durante a guerra de independência de Israel, para evitar um ataque dos árabes pelo Líbano.
Foto de dentro de uma das grutas, feio né?
Hoje, pode-se visitar o primeiro túnel em Israel, e o do meio, tem a parte israelense transformada em um cinema, que apresenta um filme sobre a história do local. Enfim, foi um lugar muito legal de se conhecer. Todos as fotos da viajem de Akko e Rosh ha-Nikra estão no meu Album de Fotos, que tem link aí do lado.
Bom, Feliz Natal á todos e um próspero Ano Novo,
T+
